A Importância da organização na gestação

Por Pan Otimiza

Mesmo que sua gestação não tenha sido planejada, geralmente você tem pelo menos seis meses pela frente para se organizarem. E o planejamento pode vir a partir daí e não tem problema nenhum. Minha sugestão é que você faça listas (elas ajudam a aliviar a mente e fazer acontecer, pois fica mais fácil de visualizar).
Você pode ter um planner lindo, que te ajude na organização. Mas não é preciso investir dinheiro, eu lembro que na época peguei folhas sulfites coloridas, uma de cada cor: branca, azul, rosa, amarela e verde, cortei num tamanho pequeno e grampeei (super simples e barato). Eu sou uma pessoa visual e separar por cores me ajudou na organização.
Deixei num tamanho que cabia no bolso junto com um lápis (daqueles que tem borracha na ponta, pra ficar mais prático), facilitava andar com ele o dia todo, onde quer que eu fosse.
Eu dividi as cores por segmentos:
Azul – itens do enxoval que precisava comprar.
Amarela – itens que precisava comprar para o chá de bebê.
Rosa – para coisas que precisava comprar para levar na minha bolsa da maternidade.
Verde – para itens de mercado que precisava comprar.
Branca – para itens que precisava pesquisar ou estudar, referente a maternidade (gestação, parto, e pós-parto) que lembrava em momentos aleatórios.

Essa foi a maneira que fiz que deu certo para mim. Você pode adaptar conforme a sua realidade. Se você for uma pessoa auditiva, pode criar um grupo no whats com o marido, e depois que remover ele, você tem um “bloco de anotações individuais” no whats e pode colocar o nome que você quiser. Além disso, você pode fixá-lo ao topo para não perder tempo procurando.  Assim você tem um “grupo” sozinha, para mandar áudios de lembretes para você mesma (é uma opção simples, prática e que não requer investimento financeiro).

Estudos apontam que você deve anotar tudo no papel, no bloco de anotações, num diário, agenda, pode ser lembretes no celular também (ou enviar áudio no whats para ouvir depois), pois ao fazer isso, você livra a carga mental, e assim você pode se concentrar no que realmente importa: viver o hoje, aproveitar a gestação e curtir a família em harmonia, sem ansiedade nem estresse.
As anotações ajudam a ter uma vida mais leve. Organiza pensamentos, sentimentos e atitudes. Organizar é sempre o melhor remédio!

 

 

Você também pode gostar de ler