Cárie em bebês: como evitar e como tratar

 

Clínica Lamvie

Vocês sabiam que é possível bebês terem cáries nos dentinhos?

Isso pode acontecer por não fazer a higiene bucal, ou não utilizar a escova adequada e o creme dental com flúor. A Dra Isabella Silvério, Odontopediatra da clínica Lamvie explica bem nessa entrevista. Confira!

É possível bebê ter cárie? Por quê?
Os bebês podem ter cárie se os seus dentes não forem escovados. Os restos alimentares que ficam presos nos dentes servem como alimento para as bactérias que possuímos na cavidade bucal, essas bactérias produzem um ácido, que em contato com o esmalte dentário causa uma desmineralização, ou seja, manchas e cavidades (cárie).

As mamadas durante a madrugada podem dar cáries? Como amenizar?
Sim, se o bebê ingere durante as mamadas de madrugada fórmulas ou algum líquido que contenha açúcar, ele pode ter cárie. Podemos amenizar essa situação escovando os dentes da criança após as mamadas.

Leite materno pode dar cárie?
Já existem vários estudos que comprovam que o leite materno não causa cárie. Se a criança estiver mamando exclusivamente no peito ela não terá cárie, porém se ela começar a comer qualquer tipo de alimento, ou fizer uso de medicações que contenham açúcares e não houver escovação, aí a chance de ter cárie será grande.

Qual o tratamento para cárie em dentes de leite?
Depende da profundidade da cárie. Os tratamentos restauradores são indicados em cavidades rasas, médias e em alguns casos de cavidades profundas, porém se a cárie já tiver atingido o nervo do dente (polpa) deverá ser realizado o tratamento de canal.

Como deve ser feita a higienização bucal de bebês que já têm dentinhos?
A higienização dos dentes deve ser realizada com uma escova que possua a cabeça pequena e cerdas baixas, para que consiga alcançar os dentes do fundo. O creme dental utilizado deve conter 1100 ppm de flúor e ser usado em pequena quantidade, o tamanho ideal é de um grão de arroz cru, pois os bebês ainda não sabem cuspir. A língua deve ser escovada para remover a saburra e evitar mau hálito. Em bebês que possuem os dentes juntinhos é indicado usar o fio dental, nas farmácias e mercados existe um fio dental em forquilha, que facilita a ação para os pais.

Qual a frequência da higienização bucal de bebês?
É importante que a higienização seja realizada pelo menos duas vezes por dia, lembrando que nunca devemos deixar o bebê dormir a noite sem escovar os dentes, pois durante o sono a salivação diminui, o que aumenta o risco de cárie.

A chupeta ou o bico da mamadeira favorecem o aparecimento de cárie?
A chupeta e o bico da mamadeira não favorecem o aparecimento de cárie, o que eles podem causar são maloclusões (problemas no crescimento ósseo e posição dos dentes).

Devemos levar os bebês com qual periodicidade ao odontopediatra?
O ideal é que o bebê vá ao odontopediatra num período de 3 em 3 meses até nascerem todos os dentes, após isso os retornos podem ser de 6 em 6 meses.

 

Você também pode gostar de ler