Como despertar o interesse nas crianças

Por Thays Falkembak

Algumas mães já me falaram sobre terem planejado e confeccionado alguma brincadeira ou atividade com seus filhos, mas no fim o resultado foram materiais amassados, rasgados e uma mãe frustrada e desanimada. Se você é uma dessas mães e acha que isso só aconteceu com você, estou aqui pra dizer que você não está sozinha e quero dar algumas dicas sobre o interesse das crianças.
Existem alguns fatores que influenciam no interesse da criança em determinadas atividades, como:

Personalidade: Cada criança tem um gostinho particular. Gostos e preferências que fazem parte de quem ela é. Como descobrir quais são os gostos? Pela observação, eles apresentam suas preferências em diversos momentos, veja se existe relação entre eles e isso te ajudará na hora de trabalhar outros temas com seu filho. Por exemplo: se seu filho gosta de música, você pode ensinar cores, formas, letras e números por meio da música.

Influências: Se a criança vem de uma família de músicos, é possível que ela também tenha interesse em instrumentos e sons, por conviver em um meio onde essas práticas são constantes, isso se torna algo natural.

Idade: Em cada fase do desenvolvimento da criança, ela pode apresentar um interesse diferente. Uma criança que nem olhava para brinquedos de encaixe, em alguns meses passa a gostar e ser sua maior paixão. E é aí que o cuidado em apresentar algo apropriado para a idade pode também ser um fator de interesse ou desinteresse.
O que fazer? Se apresentou algo que não deu certo, espere algumas semanas e apresente novamente.

Persistência: A criança pode não ter interesse por não conhecer a brincadeira e depois de algumas vezes ela passa a acostumar e o interesse é gerado pela pratica.

Então, antes de desanimar e não querer nunca mais fazer atividades com seu filho, observe aquilo que ele gosta, respeite o tempo e desenvolvimento da criança, não apresente apenas uma vez a atividade/brincadeira e seja persistente e o interesse será gerado com o tempo.

 

Você também pode gostar de ler