Depressão Gestacional, como identificar?

Por Graziela Becker

A gestação é um momento de mudança da vida da mulher, tanto física, no qual o corpo passa por diversas transformações para gerar uma nova vida como também emocional. Se reconhecer nesse corpo que está mudando nem sempre é simples, ainda mais com os hormônios a todo vapor e a sensibilidade transbordando em alegria, choro, tristeza, medo e dúvida.

Existem diversos fatores os quais contribuem para a Depressão durante a gestação, que podem estar relacionados ao planejamento, desejo de ter um filho ou não, bem como dificuldades em relação a sua autoestima, a aceitar as mudanças que já começaram a acontecer e as que estão por vir e também a sua própria história de vida.
Os sinais de que a gestante pode estar com depressão estão relacionados a mudança de humor, baixa energia vital, pouca vontade de sair, tristeza e melancolia. Muitas vezes os familiares de convivência mais próxima conseguem identificar e apoiar essa gestante a procurar ajuda.
O acompanhamento terapêutico é um recurso muito indicado para esse período, bem como orientação médica, atividade física e alimentação adequada. Algumas mulheres que já tiveram quadro depressivo e descobrem a gravidez podem ter uma recaída durante esse período, não é uma regra, porém é importante ficar atenta!

Com carinho, Psicóloga Graziela Becker
CRP 08/14553
@maternarecuidar

 

Você também pode gostar de ler