Desenvolvimento do bebê de 0 a 3 meses

Por Thays Falkembak

Esta fase é de descobertas tanto para o bebê quanto para os pais. Não importa se é o primeiro, segundo ou terceiro filho. Sempre terão momentos desafiadores e novidades, afinal, cada pessoa é unica e tem suas particularidades.Uma dúvida muito grande das mamães e em relação aos estímulos que podem ser feitos com o bebê nesta fase. A realidade é que não realizaremos nenhum tipo de atividade ou conteúdo propriamente dito com o bebê, o que poderemos é estimular e preparar a criança para aprender a andar (motor) e a falar (linguagem), além dos estimulos sensoriais que sao basicamente aguçar os 5 sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição. Pensando assim já fica um pouco mais fácil entender o bebê e ajudá-lo neste processo. A seguir algumas dicas:

1- Deixar o bebe de bruços : Ajuda a fortalecer a musculatura do pescoço e coluna. Inicialmente deixe a criança por 30 ou 40 segundos, aumente gradativamente. Isso ajudará a engatinhar e futuramente andar. CUIDADOS: faça entre uma soneca e outra ou depois do banho, mas nunca depois de mamar. Respeite os limites da criança, não deixe ela ficar irritada.

2- Contrastes: Cards, livros, figuras ou tecidos. A visão do bebê é limitada nesta fase. Objetos que apresentem cores que contrastam entre si atraem mais a visão do bebê. Existem imagens prontas disponíveis para imprimir gratuitamente na internet, livros e brinquedos que apresentam imagens com contraste.

3- Objetos sonoros: Por volta de dois meses o bebê começa a acompanhar melhor e seguir os sons com a cabeça. Use brinquedos ou objetos sonoros e o estimule movimentando de um lado a outro. Tenha o cuidado de utilizar sons leves e tranquilos para não trazer irritabilidade ao bebê.

4- Leitura: Mesmo o bebê não sabendo segurar um livro ou entender contexto literário, a leitura ajuda no processo de apropriação da linguagem, é um momento afetivo e trás familiaridade com a linguagem e vocabulário. Recomendada até durante a gestação.

5- Tato: No banho, na hora da troca ou durante o período desperto do bebê , você pode estimular os sentidos pelo contato com texturas. Ao entrar na banheira deixe que ele experimente a água, coloque apenas os pés antes de colocar todo o corpo. Na hora da troca, passe a escova de cabelo nos pés, proporcionando assim uma nova sensação.

 

 

Você também pode gostar de ler