Dicas sobre escova de dentes, creme e fio dental para crianças

Quando chegamos nas gôndolas de supermercado ou farmácias, nos deparamos com variadas marcas, tipos e formatos de apetrechos para higiene bucal. E nesse momento eu já tive muitas dúvidas, principalmente se poderia usar uma escova de dentes diferente do tamanho que a minha filha estava, por não ter encontrado o tamanho ideal.
Para sanar minhas dúvidas, eu entrevistei as odontopediatras Charlene Mem e Isabella Silvério, da Policlínica Lamvie. Confira!

Quando usar a dedeira de silicone?
A dedeira de silicone é indicada para massagem na gengiva. Ela ajuda muito na época do irrompimento dos dentinhos, para coçar a gengiva irritada. Quando os dentinhos nascerem, nós indicamos o uso da escova infantil, que é mais eficiente na remoção da placa.

Por que é importante usar a escova dental do tamanho de acordo com a idade da criança?
A escova tem a função de remover mecanicamente o biofilme (placa dentária) da superfície dental. Mas para poder desempenhar a função, ela precisa chegar em todas as faces dos dentes, tanto os da frente como os do fundo. Crianças pequenas não conseguem manter a boca aberta por muito tempo, então uma escova com cabeça pequena e cerdas baixas vai auxiliar o alcance e a escovação nas partes de mais difícil acesso. Ao usar uma escova grande, além de não caber na boquinha do pequeno, o tamanho dela pode fazer o bebê sentir ânsia e você não escovar os últimos dentes da arcada.

A escova elétrica é indicada a partir de que idade?
Escovas elétricas são ótimas para estimular a escovação e tornar um momento mais divertido. Mas elas não substituem a supervisão de um adulto. Não existe idade mínima para o uso, porém crianças pequenas podem se assustar com o barulho e ter uma dificuldade maior pelo tamanho da cabeça da escova. Em geral a partir dos 4 anos as crianças aceitam bem e se divertem com as cócegas que a escova faz.

Falem a diferença entre creme dental com flúor e sem flúor?
Desde 2009 a Associação Brasileira de Pediatria e Odontopediatria recomenda o uso de pasta fluoretada para crianças a partir do irrompimento do primeiro dentinho. O uso da pasta na escovação tem como objetivo trazer o contato do flúor com o dente para fortalecê-lo e evitar lesões de cárie. A pasta sem flúor serve apenas para trazer um “gosto agradável” para a escovação, sem finalidade de limpeza.

Qual a quantidade de creme dental deve-se usar com bebês que não sabem cuspir?
Para bebês até três anos recomendamos o uso de pasta fluoretada (mínimo de 1000 ppm de flúor) na quantidade de um grão de arroz cru, pois ele ainda não sabem cuspir. Crianças acima de três anos já podem usar a quantidade equivalente à de um grão de ervilha. Esta quantidade assegura a proteção do esmalte dental e é segura quanto ao risco de fluorose dentária.

O fio dental deve ser usado a partir de qual idade?
O fio dental deve ser usado sempre que houver contato entre os dentes. Geralmente as crianças têm os dentinhos bem separados, não sendo necessário o uso do fio. Mas com o crescimento, os dentes posteriores (do fundo) começam a ficar próximos e a escova não consegue limpar os todos os espaços. Neste momento é indicado começar o uso do fio dental.

Existe algum acessório ou técnica para passar o fio dental nas crianças pequenas?
Gosto de indicar o fio de haste para ser usado nas crianças. Ele vem pronto e os pais não precisam fazer malabarismos na hora do fio. É muito mais prático e rápido. Costumo falar que vamos pescar os bichinhos na hora do fio e a cada dente vamos falando sobre uma cor diferente do bichinho. As crianças adoram e quando percebem já terminamos.

Você também pode gostar de ler