Exame Morfológico do segundo trimestre

Ter a possibilidade de fazer ultrassons frequentemente é um deleite para as gestantes, pois nesses momentos conseguimos ver a forma de nossos bebês, ouvir o coração e saber se a gravidez está evoluindo bem. Em determinados períodos é possível fazer os exames morfológicos que são mais detalhados e conseguem detectar riscos malformações no bebê.
De acordo com a Dra Camila Gomes Bruns, médica habilitada em medicina fetal da Fetalmed, o primeiro morfológico deve ser realizado entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias, você pode ler mais sobre esse exame aqui. Já o exame Morfológico do segundo trimestre deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação, pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas.
A Dra Camila explica que o Morfológico trata-se de um exame de rotina em todas as gestações, no qual é feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal. “Mesmo considerando as limitações técnicas inerentes ao ultrassom, a sensibilidade do ultrassom morfológico para detecção de malformações fetais é de aproximadamente 85%.”
Nesse mesmo período, se o obstetra solicitar, também é possível realizar uma avaliação do colo uterino para uma verificação de Risco de Parto Prematuro (via transvaginal) e também uma avaliação das Artérias Uterinas para Risco de Pré-Eclâmpsia (Dopplerfluxometria).
Segundo a Dra Camila, caso a paciente não tenha conseguido fazer o exame morfológico na época recomendada é possível fazer em outra idade gestacional, mas o médico terá maior dificuldade técnica e a eficácia do exame pode ser um pouco menor.

Você também pode gostar de ler