Flúor para dentinhos de bebês e crianças

Você sabia que desde o nascimento dos primeiros dentinhos é necessário usar creme dental com flúor e fazer aplicações de flúor periódicas no dentista?
Para saber mais sobre o assunto, eu conversei com a Odontopediatra Isabella Silvério, da clinica Lamvie. Confira a entrevista!

– Qual a diferença entre a quantidade de flúor encontrada nos cremes dentais? Qual a recomendação de uso para crianças?
Existem cremes dentais sem flúor, com baixa concentração de flúor (500 ppm), e alta concentração de flúor (acima de 1000 ppm).
O creme dental fluoretado é recomendado para todas as crianças a partir da erupção dos primeiros dentinhos, e a quantidade eficiente na proteção contra à cárie está entre 1100 e 1500 ppm de fluoreto de sódio (flúor).

– Por que é importante fazer aplicação de flúor no dentista?
A aplicação de flúor tópico no dentista é importante para a prevenção contra a doença cárie, uma vez que esse flúor é mais concentrado e seu efeito é mais potente, além disso o flúor tem um efeito dessensibilizante, o que ajuda em casos de dentes sensíveis.

– A partir de que idade deve-se fazer a aplicação de flúor no dentista? E com qual periodicidade?
A aplicação de flúor já pode ser realizada assim que a criança tiver os primeiros dentinhos (na maioria dos casos a partir dos 6 meses). A periodicidade da aplicação de flúor deve ser avaliada pelo dentista individualmente para cada paciente, os fatores avaliados são: presença ou ausência de cárie, dieta (se é cariogênica ou não), e frequência e qualidade da escovação dos dentes. Pacientes que não tem cárie podem fazer retornos para aplicação de flúor de 6 em 6 meses, porém pacientes com alto risco de cárie devem fazer retornos em períodos menores.

Acrescente o que for necessário.
O flúor é um produto essencial na proteção contra a doença cárie, porém se ele for ingerido em excesso pode ser prejudicial, causando intoxicação ou fluorose (manchas brancas nos dentes), por isso é muito importante levar o seu filho ao Odontopediatra para que ele oriente a quantidade correta de flúor que deve ser administrada para cada idade.

Você também pode gostar de ler