Meu bebê não dorme a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda? Esse é um questionamento e a anseio de muitos pais, principalmente das mamães que amamentam no seio.
Com o passar do tempo, ficar mais de um ano sem dormir uma noite inteira sem interrupção, deixa qualquer um cansado.
A consultora do sono materno-infantil, Inessa Sato, da Caiu no Sono é certificada pela The International Maternity and Parenting Institute™ (IMPI) e me explicou que por definição médica, um bebê dorme a noite toda quando consegue dormir por cinco horas seguidas sem acordar. “Infelizmente, essas cinco horas geralmente são logo após dormir de noite (entre 18 e 20 horas) dormindo direto até uma ou duas da manhã. Então, esta é a primeira coisa a lembrar quando está pensando em como ajudar seu bebê a dormir a noite toda: se seu bebê já está dormindo cinco horas seguidas de noite, então tecnicamente ele já está dormindo a noite toda”, conta.

Cada bebê é único e quando ele dormirá a noite toda depende de muitos fatores diferentes. A Inessa forneceu algumas informações gerais:

– a partir dos quatro meses a grande maioria dos bebês já conseguem ficar sem alimentação noturna durante cinco horas seguidas. A tendência para conseguir dormir por mais tempo sem acordar para se alimentar vai crescendo a cada mês que passa.

– Bebês prematuros podem demorar mais tempo para dormir “uma noite inteira” do que bebês nascidos a termo. Esses bebês geralmente precisam de um pouco mais de tempo para alcançar os marcos do desenvolvimento.

– Bebês com problemas de saúde (especialmente problemas de saúde que envolvam problemas de ganho de peso) podem levar mais tempo para dormir mais horas seguidas.

– Bebês com fortes associações de sono (exemplo: associar que para dormir tem que mamar, ou tem que ser embalado) podem levar mais tempo para dormir mais horas seguidas a noite, simplesmente porque essas associações de sono demoram mais para serem superadas. Você provavelmente vai querer ensinar seu bebê hábitos de sono saudáveis, para que ele possa passar seus ciclos de sono sem associações de sono que envolvam você.

– O temperamento também tem um grande impacto no sono noturno. É mais provável que os bebês teimosos e intensos se apeguem às suas refeições noturnas e relutem em mudar seus padrões de sono.

– Famílias que compartilham a cama intencionalmente podem esperar que seus bebês durmam a noite toda mais tarde do que bebês que dormem em seus próprios espaços de sono.

Sobre amamentação de madrugada
Se o seu bebê está crescendo saudável e com bom ganho de peso não seria indicado acordá-lo para alimentar durante a madrugada a não ser que seja indicação do seu pediatra. “Recomendo sempre consultar seu pediatra para avaliar seu bebê”, enfatiza a consultora.
Muitos bebês até os seis meses acordam de madrugada para poder se alimentar, seja os que mamam no peito ou com mamadeira. “Eu recebi diversos casos de bebês que estão bem alimentados e ganhando bom peso, mas que acordam de noite e não sabem como voltar a dormir sem ser mamando ou com mamadeira (associação de sono). E isso tem solução, precisamos ensiná-los a dormirem sem ajuda ou com pouca ajuda (não precisamos necessariamente desmamar os bebês para ensiná-los a dormir).”

Quando ajudar seu bebê a dormir a noite toda

Se você souber que seu bebê está pronto para dormir por mais horas seguidas ou “a noite toda”; se ele tiver idade suficiente; se estiver saudável; se tiver certeza de que está despertando por hábito e não por necessidade de alimento, mas ainda está acordando várias vezes por noite, então talvez seja hora de considerar ensiná-lo a dormir sem ajuda.

Embora seja verdade que alguns bebês aprendam a dormir durante a noite sozinhos, sem qualquer ajuda da mãe e do pai, muitos bebês precisam de ajuda para chegar lá. Você pode ajudar seu bebê ou criança a dormir durante a noite, afastando-o de suas associações de sono e ajudando-o a aprender a adormecer sem a sua ajuda. Então, você estará prestes a ter uma noite inteira de sono novamente.

 

Você também pode gostar de ler