Natação infantil


É comum ouvirmos falar que a natação é uma atividade física completa e que é um dos melhores esportes para se praticar principalmente na infância. Para entender um pouco mais das peculiaridades da natação infantil, eu conversei com a Taneige Gonçalves Ferreira, que é Graduada em Educação Física e proprietária da Acqua Kids Natação. Confira!

A partir de que idade pode ser iniciada as aulas de natação?

Desde quando nasce, porém até 2 meses a natação deve ser de no máximo 30 minutos, devido a temperatura corporal do bebê.
Muitos médicos recomendam à partir do 6° mês, devido ao bebê já ter tomado as principais vacinas. Porém, se a academia tiver um tratamento adequado da água da piscina e seja eficaz para a eliminação de vírus e bactéria, o bebê não fica exposto a esses agentes causadores de doenças. Na Acqua Kids, não tem idade inicial, mas geralmente os bebês começam a partir de 2 meses.

Quanto mais cedo a criança iniciar as aulas de natação, mais facilidade ela terá em nadar?

Com certeza. A natação trabalha o labirinto, com os exercícios de balanceios. Desenvolve a coordenação motora, lateralidade, agilidade. É comprovado por pesquisas realizadas com bebês praticantes de estimulação aquática que 100% deles não tiveram nenhum retardo motor, pelo contrário, todos os bebês tinham um desenvolvimento motor em até 1 ano de diferença de outro bebê. A criança que faz natação há mais tempo tem uma coordenação melhor que outra criança que faz a menos tempo. E a natação é uma atividade que requer coordenação. Então, quanto mais cedo melhor.

Quais os benefícios físicos da natação infantil?

São inúmeros.
Postura correta, lateralidade, equilíbrio, musculatura alongada, sono saudável e agilidade nas atividades.
A natação ajuda ao aumento da imunidade e a melhora do desenvolvimento motor, social e cognitivo do bebê.

Qual a metodologia de ensino utilizada na Acquakids? Como são as aulas?

Utilizamos a metodologia Gustavo Borges, que é uma metodologia que foi desenvolvida de acordo com estudos e abordagem referente a cada faixa etária, tipo de material, tamanho de piscina.

As aulas são divididas por um número determinado de alunos X tamanho de piscina X professor. São aulas bem lúdicas e desenvolvidas com os exercícios específicos para o corpo da criança em relação a idade dela.

Como ajudar crianças que têm medo de água a aprenderem a nadar?

O medo geralmente vem dos pais. Os pais têm medo de água e passam para a criança desde bebê. Conversar muito com os pais para mudar o método de dar banho em casa. Estimular a criança a se divertir na água. Trabalhamos com muitos brinquedos e com a confiança da criança. É importante a criança confiar no professor. Jamais obrigamos a criança a fazer algo que não lhe traga segurança. Tentamos sempre convencer por meio de brincadeiras e músicas.

Acrescente o que for necessário.

Como toda atividade infantil, a ludicidade é importantíssima para o progresso da criança. A criança aprende brincando. Importante frisarmos isso aos pais. Locais apropriados para crianças é o básico. Natação para crianças deve ser feita em academia de criança. Pois a estrutura é apropriada para eles, a temperatura da água, o ambiente, brinquedos e o tratamento da água.
Criança e adultos tem a pele diferente, ph diferente, suor diferente…. por isso, não deve misturar crianças com adultos.

 

 

Você também pode gostar de ler