Qual a quantidade de água que bebês e crianças devem tomar?

É comum ouvirmos falar que precisamos tomar dois litros de água por dia, mas eu sempre tive a dúvida de como aplicar a quantidade correta em bebês, crianças pequenas, crianças e adolescentes. Para saber mais sobre esse assunto eu entrevistei a nutricionista Larissa Macedo, da clínica infantil Lamvie.


A Dra Larissa explica que a quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança. “A água deve ser preferencialmente filtrada ou fervida. E quando o clima está muito quente ou a criança faz mais atividade física a ingestão deve aumentar para repor as perdas pelo suor.”

Bebês com seis meses
A necessidade média diária de água para bebês saudáveis até aos seis meses de idade é de aproximadamente 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva. Porém, se o bebê se alimenta apenas com fórmula infantil, é necessário dar cerca de 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente. Devemos oferecer a água assim que inicie a introdução alimentar, aos seis meses. Recomenda-se oferecer água várias vezes ao longo do dia, visto que a criança nessa idade ingere pouco volume, devido a limitada capacidade gástrica.

Bebês de sete a 12 meses
Para crianças de sete a 12 meses de idade 800mL/dia provenientes do leite materno, alimentos complementares e líquidos, sendo que 600mL advêm do leite materno/fórmula e da água. É importante oferecer água sempre para as crianças, principalmente se ainda não sabem pedir.  A quantidade de água que está presente na sopa, nas frutas, no chá, por exemplo, conta. No entanto, é preciso que o bebê também se acostume a tomar somente água, que não tem cor, nem sabor.

De um a três anos
As crianças entre um e três anos precisam tomar aproximadamente 1Lt e 300mL de água por dia. Lembrando que os sucos têm quantidade limitada para cada idade. Entre seis meses e dois anos o ideal é oferecer água cinco vezes ao dia, de 30 a 60mL por vez.

Crianças com quatro anos
Para crianças na faixa dos quatro anos o ideal é que esse consumo aumente. Nessa fase as atividades físicas estão mais intensas então é importante que oferecer água de seis a oito vezes ao dia, aproximadamente de 100 a 150mL por vez.

Crianças maiores e adolescentes
Crianças e adolescentes devem manter sua hidratação de seis a oito vezes ao dia, consumindo de 200 a 300 mL por vez.

 

Leia também sobre desidratação infantil.

 

 

Você também pode gostar de ler