Rotina no lar

Por Thays Falkembak

Mais um ano começou. Neste momento, a maioria das pessoas tem o costume de refletir sobre o ano anterior e planejar um ano diferente. Melhorar nos pontos que falhamos, ser mais gentil e mais agradecida. Eu acredito mesmo que é uma nova oportunidade de se superar.
Todas as áreas de nossas vidas merecem uma atenção especial, mas ás vezes parece que as coisas estão tão bagunçadas que não sabemos nem por onde começar. Mesmo com o desejo de mudança nos deparamos com uma realidade conturbada que nos trás desânimo e acabamos deixando sempre para começar “amanhã” e quando nos damos conta os meses passaram, o ano se foi e as promessas de mudança ficaram para trás.
Eu amo o ensino, incentivo o meu filho Felipe com atividades, jogos e brincadeiras. Esses momentos se tornaram uma das minhas prioridades. Mas eu sempre recebo o mesmo questionamento de muitas mães: “Como você consegue ter esses momentos com o Felipe? Eu mal consigo organizar minha casa!”.
Ter tempo de qualidade com os filhos, conseguir manter a casa organizada, oferecer uma alimentação equilibrada, dar atenção pro marido, dar conta do trabalho, ter um tempinho pra nós e não enlouquecer. Esse é o maior desafio da maioria das mães. O que me salvou em meio a tantas responsabilidades foi entender a importância da ROTINA em minha vida. Depois de perceber isso, tudo ficou mais leve por aqui.
Eu digo que “Não tem como organizar a vida de ninguém se a sua esta desorganizada”. Sei que cada um tem uma realidade diferente, mas quero dar algumas dicas que podem te ajudar a organizar seu dia a dia e consequentemente organizar a vida dos filhos. Eu aplico tudo isso aqui e confesso fazer total diferença no andamento da casa.

DICA 1
ACORDAR CEDO: Torne isso algo natural, ao invés de dormir tarde e acordar tarde se esforce para dormir mais cedo e acordar cedo. Para a minha realidade acordar em torno de 7h a 7h30 é o ideal, mas existem pessoas que preferem acordar mais cedo. Acordar antes dos filhos é uma ótima oportunidade de ter um tempo só para você. Seja para passar um creme, ler um livro, fazer suas orações ou até tomar um café tranquila.

DICA 2
ESTABELECER UM DIA PARA CADA COISA: Quando eu percebi que mesmo me esforçando não conseguiria dar conta de fazer toda minha faxina em um dia, comecei a fazer aos poucos durante a semana. Porém, me tornei alguém que estava a todo momento fazendo alguma coisa, afinal de contas as atividades de casa nunca terminam. Não encontrava tempo para mais nada. Decidi estabelecer um dia para limpeza, um dia para lavar roupas, passar, outro para dar banho no cachorro e assim consegui estabelecer um dia de descanso e até um dia de beleza. Respeite o dia daquela atividade, se achar necessário troque um dia por outro mas não deixe para amanhã o que você consegue e é capaz de fazer hoje.

DICA 3
LISTA DE AFAZERES: Faço uma lista detalhada de tudo que preciso fazer naquele dia. Além de me ajudar a ser objetiva, ainda tenho uma motivação no final do dia. Olhar para a lista e perceber que fiz muito mais do que imaginava é gratificante. Faça esta lista um dia antes e assim você começa o dia já sabendo o que precisa fazer.

DICA 4
ORGANIZE A ALIMENTAÇÃO: Sobre alimentação tenho duas estratégias que me ajudam muito: cardápio e dia de ir à feira. Planejo o que farei para comer, assim, não perco tempo pensando e consigo até otimizar o tempo, deixando a carne do dia seguinte descongelando ou algo meio preparado. A ida a frutaria/mercado e o cardápio andam juntos, desta forma não temos surpresa e/ou falta de ingredientes na hora de preparar a refeição.

DICA 5
ESTABELEÇA HORÁRIOS: Tenha horário para dormir, para acordar, horário para as refeições e tempo para terminar cada atividade. Focar em uma coisa de cada vez te torna mais produtiva e acredito que não ficará mais o dia todo fazendo algo que é capaz de fazer em pouco tempo.

DICA 6
OTIMIZANDO O TEMPO: Não deixe para depois, se é rápido, faça agora. Pense em atividades que você consegue fazer ao mesmo tempo, por exemplo: Lavar louça e assistir um vídeo ou ouvir um áudio book, deixar um creme hidratando o cabelo enquanto lava o banheiro, passar roupas ouvindo áudios importantes. Você vai ver seu tempo dobrando rapidinho.

DICA 7
ORGANIZE O DIA DOS FILHOS: Inclua eles na rotina, eles podem ser responsáveis por atividades, como: arrumar a cama, secar louça, tirar a mesa e recolher roupas do varal. Converse com eles sobre a rotina e ter horário para cada coisa. Priorize no seu dia um tempinho só para eles, sente, converse, leia um livro ou escolham um jogo. Neste momento, lembre de deixar o celular de lado e olhar somente para os seus filhos.

DICA 8
INCLUA ALGO ESPECIAL NA SUA ROTINA: Tenho certeza que seu dia já esta rendendo muito e às vezes até sobra um tempinho, né? Use esse tempo para te enriquecer, comece a ler um livro, aquele curso online que você queria ou talvez seja a hora de começar um projeto que estava na gaveta.

DICA 9
PLANEJE O DIA DE LAZER: Ter uma semana produtiva é muito gratificante, mas o descanso é necessário. Planeje o que irá fazer nesse dia. Ficar em casa e dormir até tarde, passear no parque com a família, uma vigem ou aquilo que te faz relaxar. Planejar este dia faz com que não haja frustação.

DICA 10
SEJA FLEXÍVEL: Cada um tem uma realidade, filhos com idades distintas e responsabilidades diferentes. A rotina deve ser sua aliada nesse processo. Ela não deve te controlar, você a controla. Ás vezes as coisas ficarão conturbadas e aquele dia será seu dia de folga, largue tudo do jeito que está, corra paro seu refúgio, renove suas energias e amanhã você fará com que seu dia seja melhor. Encontre equilíbrio, não dê moleza para você quando tiver preguiça, mas se permita fugir da rotina quando precisar.

 

Você também pode gostar de ler