Sexagem Fetal: é menina ou menino?

Que mamãe não fica curiosa para saber o sexo do bebê e poder começar a escolha do nome e a montar o enxoval? Geralmente, nas ultrassonografias a certeza do sexo vem aproximadamente na 14° semana de gestação. Às vezes é possível descobrir um pouco antes, isso se o bebê não estiver com as perninhas cruzadas.
Para as mamães mega curiosas é possível descobrir a partir da 8° semana de gestação por meio de um exame de sangue que se chama Sexagem Fetal. Segundo a ginecologista Camila Gomes Bruns, da Fetalmed, a partir da 8° semana a probabilidade de acerto é de 99%. “Quanto maior for o número de semanas de gestação maior a certeza do resultado”, esclarece.
O exame não oferece riscos para o bebê. Para realizá-lo é necessário apenas a coleta de uma amostra de sangue da mãe (apenas 5 ml) e não é necessário preparo prévio, como estar em jejum.
A Dra Camila explica que no sangue da mãe, além do material genético materno existem fragmentos do DNA fetal. “Então nessa amostra busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino (que está no cromossomo Y). Se ela for encontrada temos um menino, do contrário, uma menina.”
Nenhum exame tem taxa de 100% de acerto, mas a margem de erro é de 1% que tem como razões: “níveis de células com DNA fetal ainda baixas no sangue materno pela precocidade do exame, mosaicismo materno ou do bebê (quando a mesma pessoa possui células masculinas e femininas), mutações raras e transplantes de órgãos ou transfusões de sangue recentes”, conta a ginecologista.
O resultado pode sair em 3 ou 5 dias úteis e o valor do exame é um pouco diferente dependendo da necessidade de um resultado em menor tempo.
E se for gêmeos? A gestação gemelar quando são gêmeos idênticos (somente uma ovulação) terão o mesmo sexo e portanto o resultado do exame é conclusivo. No entanto, se forem gêmeos bivitelinos (duas placentas de duas ovulações), o exame somente dirá se existe cromossomo Y, se um é menino. Portanto o resultado será que um é masculino, mas não dirá se são os dois ou se o outro é menina por exemplo. Se for negativo para cromossomo Y, então os dois bebês serão meninas.
Em Curitiba, é possível realizar esse exame na Clínica Fetalmed de Medicina Fetal. Para realizá-lo, basta agendar pelo telefone (41) 3087-7500, sendo realizado de segunda a sexta-feira. O pagamento é feito na Fetalmed mesmo.

 

Você também pode gostar de ler