Shopping Estação realiza ação para preservar a história ferroviária em Curitiba

Foto: Priscilla Fiedler

Amanhã, (21/7) será o dia de voltar no tempo no Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação, e recordar os tempos áureos das ferrovias.  Para quem não sabe, entre 1885 e 1972, funcionava no local a antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que ligava a capital à Paranaguá, e que deu nome ao shopping.

Com a intenção de preservar essa memória, o Shopping Estação vai dar vida à locomotiva Maria Fumaça do museu, em uma apresentação com apito e fumaça, relembrando a rotina diária que acontecia no local há mais de 100 anos. Além disso, atores vestidos de maquinista e comissária vão contar um pouco da história da estação e os trens que por ali passaram.

Em fevereiro de 1885, o som do apito ecoou e a Estação Ferroviária de Curitiba foi inaugurada com a chegada da Maria Fumaça, vinda do litoral. Durante 87 anos essa rotina permaneceu viva, com o burburinho das pessoas e o vai e vem de passageiros e mercadorias.

Em 1982, foi fundado no local o Museu Ferroviário de Curitiba, com duas locomotivas a vapor originais – uma delas a Maria Fumaça – e mais 600 peças originais como mobiliários, telefones, telégrafos e apitos.

Histórias da Estação Ferroviária
Data: Sábado (21), de hora em hora, das 13 às 16 horas.
Entrada: Gratuita
Local: Museu Ferroviário, piso L1 do Shopping Estação.

Fonte: assessoria de imprensa

 

Você também pode gostar de ler