Sono da criança de dois anos e tempo de soneca de cada fase

 

Há alguns meses eu conheci a consultora do sono materno-infantil, Inessa Sato, da Caiu no Sono. Ela é certificada pela The International Maternity and Parenting Institute™ (IMPI).
A Inessa me ajudou a conseguir que a Elis faça soneca durante a tarde, todos os dias no mesmo horário. Algo impensável antes de fazermos a consultoria.
E no mês passado abri a possibilidade dos nossos seguidores nos enviarem perguntas com as principais dúvidas. Nós compilamos tudo e a Inessa respondeu. Confira!

O sono da criança de 24-35 meses

Aos dois anos de idade, a quantidade média de sono cai para entre 12 e 12,5 horas em 24 horas, incluindo apenas um cochilo à tarde. Até pelo menos três anos, eles precisam de uma soneca de tarde, após o almoço de 1-3h de duração. Se a criança não está mais fazendo a soneca, pode ser interessante fazermos um “tempo calmo” para que ela possa descansar e terminar bem o dia, sem muita irritação.

Tempo calmo = momento de descanso preferencialmente no meio do dia. Leia uma historinha com a criança, se puder deite ao lado dela. Faça dessa hora um momento calmo e relaxante para que a criança possa descansar. Não vale TV ou celular. Se ela não quiser deitar-se, faça atividades tranquilas como montar um quebra cabeça, desenhar. Duração 45-60min. Se não tirar uma soneca, adiantar o horário da cama.

Um exemplo de horário para rotina com 1 soneca:

7:00 acordar
7: 00/7: 30 – Café da manhã
9:00 – Lanche
11:00 – Almoço

12:00 – soneca (pelo menos 1 hora)
15:30 – Lanche da tarde
17:30 – Jantar
18:30 – Início da rotina de dormir
19:00 – dorme efetivamente

Um exemplo de horário para rotina sem soneca:

7:00 acordar
7: 00/7: 30 – cafe da manha
9:30 – lanche
12:00 – Almoço
13:00 – tempo calmo (45 minutos a 1 hora)
15:30 – Lanche da tarde
17:30 – Jantar
18:30 – Início da rotina de dormir
19:00 – dorme efetivamente

A Regressão do Sono aos 2 anos. 5 razões para acontecer:

– a ansiedade da separação tende a voltar nessa idade.

– um irmãozinho está por vir e desfralde.

– seu filho de 2 anos está mostrando mais resistência à hora de dormir do que o habitual ou pode estar adormecendo tarde. Ou pode estar acordando cedo demais.

– resistência súbita em tirar um cochilo. Esta resistência súbita a sonecas pode vir do desejo do seu filho de 2 anos de não perder nada. Também pode ser o resultado de sua crescente autoconsciência e independência – ele está se tornando mais consciente. Suas vontades serão mais fortes! Aconselho os pais a tratarem essa repentina resistência da soneca como uma regressão, e não como algo permanente. A maioria das crianças ainda precisam de um cochilo até 3 ou 4 anos (se ele ainda dorme de vez em quando, melhor tentar manter essa soneca). É melhor simplesmente manter-se consistente com a rotina e a rotina do seu filho de 2 anos e não desistir da soneca ainda.

– pesadelos, medos noturnos e terrores noturnos. Aos 2 anos, sua criança está se tornando muito mais criativa. A maioria dos medos noturnos de crianças de 2 anos é desencadeada pelo escuro (sombras assustadoras, monstros à espreita debaixo da cama, etc.). Esses novos medos noturnos podem levar a coisas como pesadelos e até terrores noturnos.

Qual o tempo de sono necessário para cada fase?

Lembrando que cada bebe/criança é unica e devemos levar em conta suas necessidades. A tabela abaixo assim como todas as outras são referências. Alguns bebês e crianças podem dormir mais e outros menos.

Qual horário ideal para sonecas?

Podemos calcular os horários ideais de soneca para cada idade. Veja mais abaixo:

Tempo acordado e intervalos entre o sono 

As fórmulas do tempo acordado entre horários de sono

0-1 mês – Tempo acordado = até no máximo 40 minutos.

1-2 meses – Tempo acordado= até no máximo  40-60 minutos

2-3 meses – Tempo acordado = 60-80 minutos.

3-4 meses – Tempo acordado = 60-90 minutos.

4-6 meses – Tempo acordado = até no máximo 1h15 até 1h45.

6-8 meses – Os períodos de tempo acordado devem ser mais longos, perto de 2h30 sem ficar super cansado, desde que as sonecas não sejam muito curtas .A primeira soneca da manhã ainda ocorrerá um pouco mais cedo (2 horas).

8-10 meses – Tempo acordado – 2 a 3h30. Para as primeiras duas sonecas, o tempo acordado deveria ser 2-2h30. O período de 3 horas é contado após a segunda soneca até a hora de dormir. Isso vai depender se o bebê já parou de dormir a terceira soneca (o que acontece por volta dos 9 meses).

O período de 3h30 será quando o bebê parou de tirar a terceira soneca até quando ele chegar na segunda transição que é a parada da próxima soneca que acontece por volta dos 14-18 meses.

 

 

Você também pode gostar de ler