Suspiros e outras delicadezas

Por Aline Gonçalves

Olá, leitor! Estou aterrissando pela primeira vez por aqui, e é muita alegria fazer parte desse blog delicioso!

Vamos falar sobre algo muito importante da vida em família. Siiim, as festas! E mais do que festas, vamos conversar muito sobre doces e tendências para eventos infantis. O mercado de festas está em constante transformação para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo do design, da arte, mas principalmente para acompanhar as transformações no estilo de vida das famílias.

Você notou que as festas infantis estão diminuindo? E que cada vez mais se investe nas fotos e nos pequenos detalhes? Pois é… essas são tendências mundiais que refletem exatamente o momento que estamos vivendo.
Deixamos de compartilhar tanto nossa rotina com outras pessoas pessoalmente, mas continuamos compartilhando nas redes sociais. Isso fez com que as festas diminuíssem em número de convidados e aumentassem em riqueza de detalhes. Os detalhes são extremamente valorizados! Uma paleta de cores, uma papelaria personalizada, um docinho diferente (e é aqui que eu entro) …

Pouco valorizado por sua popularidade e simplicidade de ingredientes (basicamente clara de ovo e açúcar), o suspiro tem estado sob os holofotes. Novas versões e formatos têm surgido e chamado atenção, sobretudo pelas cores. O antes branquinho e renegado suspiro deu a volta por cima! Com as infinitas possibilidades de colorir e enfeitar, o suspiro agora tem um espaço só dele na mesa de doces e é sucesso absoluto. Além de lembrancinhas lindas e destaque para a mesa, o suspiro também pode ser usado em diferentes formatos para enfeitar os bolos.

Que tal usar essa ideia para a próxima festa dos seus pequenos? Caso você queira se aventurar vou deixar aqui uma receitinha. Mas não se engane, apesar dos poucos ingredientes, nossa estrela é cheia de truques!

Ingredientes:

– 1 xícara de claras (em temperatura ambiente)

– 2 xícaras de açúcar

-1 pitada de sal

– 1 colher de chá da sua essência favorita

Preparo:

1.       Desengordure completamente sua batedeira e o batedor, limpando com algumas gotas de vinagre e seque com papel toalha

2.       Bata as claras em velocidade média, e assim que começarem a se formar algumas bolhas, adicione a pitada de sal.

3.       Quando as claras estiverem em ponto de neve, adicione o açúcar delicadamente, uma colher por vez. Quando terminar de adicionar o açúcar aumente a velocidade da batedeira, e deixe bater por cerca de 20 minutos.

4.       Coloque a mistura em um saco de confeitar, e em uma assadeira coberta com papel manteiga faça gotas ou bolinhas (procure fazer com o mesmo tamanho para assarem por igual). Você também pode usar uma colher e apenas distribuir o merengue sobre a assadeira em colheradas, lembre-se de deixar espaço entre os suspiros, pois eles crescem um pouco ao serem assados.

5.       Asse em forno baixo. A temperatura ideal para suspiros é entre 90 e 100 graus. Caso seu forno seja a gás, deixe a porta entreaberta, isso ajudará a manter a temperatura mais baixa. O tempo médio é de 20 minutos, mas depende cada forno.

6.       Quando estiverem assados, seus suspiros ficarão opacos e você poderá tocá-los sem melecar as mãos. Pode ser que eles fiquem rachados devido a distribuição de calor do seu forno. Mas isso não é demérito, eles vão continuar deliciosos.

Dicas:

se desejar colorir seus suspirinhos, prefira corante em pó ou gel para não alterar a textura do merengue e adicione quando estiver terminando de bater, neste ponto você também pode adicionar a essência.

Seja cuidadosa ao quebrar os ovos, e use um potinho separado para ir quebrando os ovos e colocando as claras na batedeira. As claras não podem ter nenhuma gotinha de gema! Isso mesmo, uma manchinha amarela tem o potencial de arruinar completamente seu suspiro.

Caso você opte por fazer os suspiros de colheradas, você pode fazer uma espécie de ninho, deixando o centro mais baixo que as bordas. Assim você poderá adicionar recheios como cremes, geleias e frutinhas.

 

Você também pode gostar de ler